Tamusida

Tamusida
Localização atual
Tamusida está localizado em: Marrocos
Tamusida
Coordenadas 34° 20' 8" N 6° 29' 22" O
País  Marrocos
Região Gharb-Chrarda-Beni Hssen
Altitude 10 m
Área 15 km²
Cronologia
Período pré-romano século II a.C.
Período romano 40 d.C.
Abandono c. 280

Tamusida ou Thamusida é um antigo porto fluvial da época romana situado no norte de Marrocos, na margem esquerda do rio Cebu, num lugar atualmente chamado Sidi Ali ben Ahmed, 10 km em linha reta a nordeste da atual cidade de Kenitra.

O porto encontrava-se sensivelmente a meio caminho entre as cidades romanas de Sala (Chellah, junto ao que é hoje Rabat), a sul, e Banasa, a norte, esta última situada igualmente na margem esquerda do Cebu, mas a montante de Tamusida. Situado numa área exposta às inundações, o porto comunicava com uma vasta hinterlândia e era fácil de defender. A floresta vizinha de Mamora (junto à atual Mehdia) deve ter fornecido materiais de construção (sobreiros). A abundância de peixe do rio e a sua navegabilidade tanto para jusante como para montante, bem como as terras cultiváveis dos arredores contribuíram para que o sítio se tornasse um centro de ocupação importante.

Tamusida situava-se numa estrada romana que partia de Tingis (Tânger), passava por Lixo (Larache), Banasa e descia até Sala, terminando no limes que ainda é visível nos arredores a sul de Rabat.

E meados da década de 2000 o sítio encontrava-se ao abandono (2004) e não tinha quaisquer infraestruturas para os visitantes nem estava assinalado, apesar de poder ser visitado.[1]

A antiga cidade dá nome a um festival de arte e música organizado anualmente na cidade de Kenitra, o qual tem como um dos seus objetivos oficiais dar a conhecer ao público o sítio arqueológico.[2]

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome rg
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome allaf

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search